30
MAI.
2022

Casas inteligentes: 5 tecnologias que facilitam a rotina no lar

Uma casa inteligente, é a que tem produtos “smart” como lâmpadas, câmeras de segurança, plugues de tomada, fechaduras de porta, sensores de movimento, conectados aos assistentes virtuais.

1. Assistente de voz

Os assistentes virtuais foram os primeiros produtos que apresentaram ao consumidor a possibilidade de automatizar a sua casa. A Alexa, assistente da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Home, que apresenta funções semelhantes, estão entre os itens mais conhecidos do mercado.

O objetivo é que esse assistente se torne um auxiliar no lar, conectando-se com os outros dispositivos automatizados para checar compromissos, dar dicas de previsão do tempo, ligar ou desligar algum equipamento ou programar desde o que você vai comer no jantar até a próxima música a ser tocada.

2. Lâmpada inteligente

Se você busca praticidade e economia, as lâmpadas inteligentes de LED são uma opção. Elas podem se conectar ao assistente ou ao seu celular. Também há modelos que podem mudar de cor de acordo com o momento do dia, o ambiente ou o seu humor.

Algumas podem auxiliar a ter uma melhor noite de sono, diminuindo a iluminação ou apagando a luz quando for a hora de dormir. Além disso, programar as lâmpadas da casa ou contar com sensores de presença pode gerar economia nas contas de energia e evitar o desperdício.

3. Fechaduras automáticas

Além dos sistemas de luz e som integrados, um dos primeiros passos para ter uma casa inteligente é contar com fechaduras de alta tecnologia. Esses dispositivos dispensam chaves e podem funcionar com senhas, cartões ou com a biometria, criando configurações de entrada para diversos usuários.

A instalação desses equipamentos é considerada simples e os fabricantes oferecem funções como a possibilidade de trancar ou destrancar de qualquer lugar e o “Não perturbe”, travando a residência por dentro, não permitindo que outros usuários abram a porta do lado de fora.

4. Câmeras inteligentes

Um item que não pode faltar em uma casa inteligente é uma câmera de monitoramento interno de boa qualidade. Integradas ao celular ou ao tablet, elas podem ser conferidas quando você não estiver no imóvel, a qualquer momento.

Obviamente, o principal benefício desse equipamento é a segurança, mas é possível notar outras vantagens de se possuir um bom sistema de monitoramento em casa: maior controle de quem entra e sai do imóvel, agilidade em caso de emergências e acompanhamento das atividades das crianças e dos animais de estimação são algumas delas.

5. Geladeira inteligente

A geladeira pode ser um dos eletrodomésticos mais queridos da sua casa e talvez o mais necessário. Com tanta importância, era natural que o conceito de smart home chegasse para a geladeira.

As geladeiras inteligentes, assim como a LG Instaview, permitem que você utilize um aplicativo no smartphone para controlar a temperatura e verificar se a porta foi corretamente fechada ou não. Em um ecossistema de smart home, ainda mais integrações e tecnologias serão possíveis com a geladeira.

Gostou? Compartilhe:
Deixe seu comentário:

Anterior

Próximo

Empreendimento Ares Juvevê: A liberdade de viver bem
Como aplicar a cor do ano Pantone 2022 nos interiores
Estamos Online