As vantagens dos brises na arquitetura
- Escrito por Matheus Ribó
Funcionalidade é um quesito essencial em qualquer projeto de arquitetura, seja ele comercial ou residencial. Os brises cumprem muito bem esse papel, pois trazem inúmeras vantagens e, por isso, estão presentes em muitas edificações.
Brise é o nome mais conhecido no Brasil, mas é apenas uma abreviação de brise-soleil, palavra em francês que significa “quebra-sol”.
Essa é a principal função desse elemento arquitetônico que pode ser visto em inúmeras edificações.
A principal função é fazer um controle da radiação solar na edificação, ou seja, barrar a luz do sol que incide diretamente sobre os ambientes internos. Os brises funcionam com lâminas, que podem ser fixas ou móveis, aplicadas na horizontal ou vertical. No entanto, para que sejam realmente eficientes, é necessário fazer cálculos minuciosos com cartas solares do local onde serão implementados.
Vantagens:
Utilizar brises nas fachadas das edificações pode trazer inúmeras vantagens para os usuários e até para o meio ambiente.
Protegem a fachada contra a radiação solar, também funcionam como uma proteção térmica, bloqueando o aumento da temperatura no interior da construção.
Além disso, esse tipo de elemento contribui para a privacidade, pois impede que quem está fora consiga observar o que acontece dentro do edifício.
Conheça alguns empreendimentos com que dispõem dos brises na fachada: