28
ABR.
2022

Geroarquitetura: Conheça a arquitetura pensada no público sênior

Para atender às demandas emergentes e cada vez mais em evidência do mercado contemporâneo, a geroarquitetura ascende no setor da construção civil com novas soluções voltadas ao público 60+.

A geroarquitetura visa atender às necessidades do público sênior, levando em consideração questões como tecnologia, bem-estar, continuidade da carreira e estilo de vida saudável.

Esse recente ramo da arquitetura visa a criação de espaços confortáveis, práticos e funcionais, que possibilitem aos seniores continuar praticando as atividades de que gostam e realizar suas tarefas cotidianas com segurança e autonomia.

Fundamentos da geroarquitetura
Diversos aspectos fundamentam o conceito da arquitetura voltada aos seniores:

Autonomia: a geroarquitetura tem como foco proporcionar independência ao público 60+. Diferente da arquitetura hospitalar ou assistencial, essa modalidade busca estimular a autonomia dos ocupantes, ao passo que acompanha o processo de senescência – envelhecimento natural do ser humano.

Flexibilidade: outro aspecto importante é a flexibilidade dos espaços, que devem ser dinâmicos e adaptáveis tanto a mudanças graduais quanto a imprevistos, de modo que não há um único tipo de imóvel ideal. Além da infraestrutura básica, o lar voltado aos seniores deve integrar uma visão inteligente de projeto, que possibilite adaptações com o mínimo de obras possível.

Neuroarquitetura: alguns profissionais da geroarquitetura aplicam em ambientes voltados aos 60+ conceitos da neuroarquitetura – ciência que promove em projetos construtivos impactos positivos no cérebro e no comportamento humano em termos de humor, produtividade e sensação de bem-estar, entre outros.

Um dos belíssimos exemplos da geroarquitetura é o BIOOS, da Construtora Laguna, totalmente pensado para o público sênior.

Gostou? Compartilhe:
Deixe seu comentário:

Anterior

Próximo

Prontos para morar no Cabral: Como encontrar o seu imóvel...
Empreendimento Keep Urban Habitat: Viva em Movimento
Estamos Online